quinta-feira, 12 de julho de 2012

Criatividade nas musicas populares

A uns anos me peguei pensando: por que gosto das músicas que gosto e não de outras? Até coloquei uns pagodes pra tentar entender, mas não deu certo, voltei imediatamente pro metal. Hoje quando acordei, minha mãe estava na cozinha com o radio ligado numa dessas estações populares e tava tocando sertanejo universitário. Levantei, fui na cozinha, fiz meu café e logo liguei o pc e coloquei os fones, enquanto o pc estava lingando pensei "rápido, rápido que meu cérebro vai estourar!" e quando apertei o "play", deu aquele alivio! Quando pequena, ouvia essas rádios, na verdade ficava pulando de estação em estação pra achar algo legal até que desisti e faz uns 5 anos que escuto rádio esporadicamente, mas só na Continental , que toca musicas mais antigas.
Algo que indaguei com a mãe foi que a musica que tava tocando, era muito parecida com aquela "Ai se eu te pego". Eu fico impressionada como esses musicos não são criativos. Tá eu sei que esse é um mercado prospero e por isso tem tanta gente fazendo isso, mas a letra precisa ser tão igual? Assim como pagode: o ritmo é sempre meio parecido, e quase sempre tem um "rêrêrêrê" ou "lelelele". Tenho uns conhecidos que dizem que se não tem o "lelelelele" não é pagode. E o pior é que é verdade. São musicas muito fáceis de tocar (não que eu toque alguma coisa, mas parece) e de gravar na mente, tu escuta umas 2 ou 3 vezes e já sabe metade da letra. Também sei que isso é exatamente pra gravar mesmo, pra pessoa ficar pensando naquilo, que também é uma tecnica pra ganhar dinheiro, mas será que esse pessoal faz pensando nisso ou cria as musicas com o seu máximo de criatividade?
E por falar em criar, um dia vi uma entrevista do Latino que dizia que ele usava caderno de rimas pra fazer suas musicas. Fiquei impressionada! Afinal, o cara é tão ruim que precisa de ajuda pra fazer aquelas musicas dele, que são ruins hahahaha Sem contar quando o instrumental não é dele. Essa é outra coisa que fico meio puta. O grupo Aviões do Forró faz isso com várias musicas, se não com todas e ainda as vozes de alguns cantores é igual de outros já consagrados. Ai fica fácil ne?!
Depois de pensar um bocado sobre isso, ver que todas as musicas desses gêneros "universitários" são sempre parecidas, acredito que os autores tem o mesmo método de criação e tive certeza disso, depois que vi este vídeo num dos blogs que acompanho. Deem uma olhada, é ou não é assim? O vídeo é muito bom e o cara também! =D

Mas trocando de assunto. Troquei o layout, adorei aquele, mas este era pra ser o primeiro layout oficial e depois de fuçar um pouco no blogger, achei um layout do blogger com este estilo de data do post, adorei, pena que não sei como mudar a cor do fundo, mas até que não ficou tão estranha. Outra coisa que mudou foi o post em si. Achei um tutorial do "leia mais" e consegui colocar. Agora da pra escrever bastante sem assustar tanto hehehe.
Finalmente entrei de férias. Faltando poucos dias pra prova de recuperação o professor postou a ultima nota, fiquei abaixo na média, mas como tinha ido bem nas outras, passei. Fiquei muito aliviada, não quero repetir nenhuma cadeira, principalmente por que é particular e como a grana é pouco, faço poucas cadeiras e se continuar nesse ritmo nem me formo, pois excederá o tempo máximo do curso. Sobre o Projeta-me, não consegui tirar foto alguma, minha máquina tá com problema, descarrega a bateria sozinha e quando vi, já tava na hora de ir. Preferi o desfile que coloquei imagens aqui. O desta edição tiveram peças muito parecidas. Outra hora faço um post só pra isso.
Bom, então é isso. Até a próxima o/

3 comentários:

  1. Cara, nunca vi muito sentido nas músicas populares. É como se fosse algo de outros país, completamente alheio a mim, estranho. Lembrou-me um dia em que minha colega ligou uma música que ela enquadrava como "samba-rock" e me perguntou se eu gostava. Eu não ia dizer o que realmente pensava. Já bastava para mim a boa vontade dela me dando carona (risos). O mais cruel mesmo, é quando os outros soltam comentários para você, dizendo que você só ouve as músicas que ouve para se aparecer, para tentar se diferenciar dos "demais". Por acaso falamos que eles ouvem as mesmas merdas com o intuito de se igualarem em uma mesma porcaria? Não, né? Então, deixem-nos em paz ouvindo nossas boas barulheiras...
    Enfim, você está certa... Minha trajetória na net não vem de pouco tempo. Em 2005 criei um blog chamado Estrela Macabra, que em 2008 virou Rigor Mortis. Dei um tempo de internet e em 2011 voltei com o Fúria de Hades e o Crematorium, que uso como uma espécie de "escarradeira"...

    ResponderExcluir
  2. Oi ^^
    Obrigada por se inscrever no Promise Awards! E pela ideia de categoria =3 Você tinha razão, não faz sentido ter uma sem a outra.

    Então, sobre Hogwarts, Diretora Geral só pode ter uma, que sou eu XD Mas você pode ser Diretora de Casa (Só a Corvinal que já tá reservada pra uma amiga minha que pediu XD) e precisa do blog sim, afinal, o objetivo é unir pessoas blogueiras. Espero ter respondido suas perguntas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ah ^^
    Desculpa, não tinha entendido mesmo. Não precisa ser blog Wordpress não, é o mesmo sistema do Onigiri, qualquer um pode se registrar.

    E quanto aos professores, sim, eles vão dar aulas, quando tiver professor vou fazer um quadro dividindo as semanas com as aulas e tal. Farei um post quando tiver mais gente na escola, mas sim, você tem razão, isso precisa ser explicado.

    ResponderExcluir